Jogabilidade

Skyrim mantém a tradicional jogabilidade de mundo aberto encontrada na sérieThe Elder Scrolls. O jogador é livre para andar pela terra de Skyrim a sua vontade, tanto a pé quanto a cavalo, ou fazendo Fast-Travels (Viagens rápidas) Em Skyrim há nove grandes "posses", com nove capitais que são as cidades do jogo, vários pequenos vilarejos, grandes extensões de regiões selvagens e montanhas. Cada vilarejo e cidade possui sua própria economia, que o jogador pode manipular ou sabotar se escolher fazer isso. Ao visitar as cidades, o jogador pode completar atividades como cozinhar, agricultura, cortar madeira e mineração, como também aceitar trabalhos para ganhar dinheiro. Qualquer trabalho que um NPC pode realizar também pode ser feito pelo jogador. O nível do jogador aumenta quando suas habilidades aumentam. Dezoito habilidades estão presentes emSkyrim, e o sistema de classes de Oblivion foi removido. Perks (ou bônus) são capacidades específicas de cada habilidade (18 habilidades no total), organizada em um sistema de grupo de ramificações chamado de "árvores de habilidades". Cada aumento de nível permite que outro benefício seja colhido. Existem 280 perks (ou bônus), e agora é possível passar do nível 81, mas depois disso a taxa de aumento das habilidades é reduzida. O HUD na tela apenas aparece quando a vida, energia ou mágica do jogador estão se esgotando. Itens e esquemas de equipamentos podem ser salvos por um menu de rápido acesso, e o menu de inventário na tela de pause é apresentado em uma sobreposição em estilo bússola; enquanto que no inventário, o jogador pode girar e se aproximar dos itens adquiridos.
Armas podem ser criadas pelo jogador em uma forja, e são atribuídas a cada mão individualmente, permitindo empunhamentos duplos. Ao custo de energia, o jogador pode correr e pular. Escudos podem ser usados para bater, e tempo certo é necessário para bloquear um ataque com o escudo. Cada tipo de arma possui vantagens específicas e papéis; como exemplo, o jogador ganha a habilidade de movimentos de finalização. Há mais de oitenta e cinco tipos de feitiços, que podem ser usados ​​em formas de combate à distância e perto. Tipos de feitiços possuem qualidades específicas; um feitiço congelante diminui e drena energia, enquanto um feitiço de fogo causa danos prolongados através da queima, que também pode atear fogo ao ambiente. Jogadores podem equipar um feitiço por mão e poderão recarregar feitiços antes de lançá-los para maior poder. Ao praticar tiro com arco, as flechas demoram mais para serem puxadas do que nos jogos Elder Scrolls anteriores, porém fazem um dano maior. Um jogador equipado com um arco pode usá-lo defensivamente em combates corpo a corpo, em um movimento de contra-ataque. O jogador pode ser furtivo, e jogadores não-jogáveis (NPCs) se alertam se os movimentos do jogador forem detectados.
Skyrim faz uso do sistema de inteligência artificial Radiant AI criado para Oblivion, que foi melhorado para permitir que NPCs "façam o que eles quiserem sob parâmetros extras". O sistema melhorado permite maior intereção entre os NPCs e seu ambiente; NPC's podem realizar tarefas como agricultura, moagem e mineração no mundo do jogo. Os NPC's podem interagir com o personagem do jogador através de conversas, e podem pedir favores e treinar o personagem, ou desafiar o personagem do jogador para um duelo. Eventos como duelos são encontros gerados aleatoriamente, pegando influência do jogo anterior da Bethesda, Fallout 3Skyrim introduz o sistema Radiant Story, que governa aventuras e como elas funcionam. Aventuras paralelas são dinamicamente alteradas baseadas nas ações do jogador, e são feitas para as habilidades e progresso do jogador no jogo. Como exemplo, o jogador pode ser envidado para um calabouço que não foi explorado anteriormente, e enfrentar inimigos que são derrotados com mais eficiência com o estilo de combate preferido dele.

Características novas no Jogo[editar]

A lista a seguir contem algumas características novas em relação a edição anterior de The Elder Scrolls:
  • O uso do arco será muito mais complexo, já que leis da física deslocarão as flechas, aproximando-se mais da realidade.
  • O jogo tem seis classes de magia.
  • Depois de matar um dragão, o jogador será capaz de absorver a sua alma, que lhe permitirá ter uma nova habilidade (Os "Shouts" ou gritos)
  • Qualquer item no inventário pode ser girado, incluindo livros, que agora será feito em 3D.
  • O jogador será capaz de mudar de arma durante as batalhas.
  • Quando correr de costas (ou correr para trás) ele não vai ter a mesma velocidade que se teria correndo para frente.
  • Se a paisagem de Oblivion foi criado primeiramente pelo gerador, no Skyrim, de acordo com os desenvolvedores, todos os elementos da paisagem foram criados a mão: "Cada árvore, cada pedra, cada copo ....
  • Se em Oblivion um homem trabalhou na criação das dungeons, em Skyrim houve um grupo de 14 designers.
  • Quando você criar uma aparência para o personagem o jogador pode escolher barba, cicatrizes entre muitas outras coisas.
  • A edição de colecionador vem com um álbum ilustrado de 200 páginas, com figuras, imagens do jogo, do dragão alduin, mensagens na língua dos dragões, assim como um disco com o material relacionado com o desenvolvimento do jogo.
  • NPC e inimigos, ao fazerem comentários, prestam atenção à raça e equipamentos do jogador.
  • Santuários de Bençãos são gratuitos.
  • Há apenas três atributos, que são Saúde, Magica e Resistência. Elas não diferem entre as raças e classes, exceto pelos Altmers (Altos Elfos), que possuem 150 pontos de magica.
  • Não há signos à escolher no inicio do jogo, mas existem várias Standing Stones espalhadas pelo jogo, que são equivalentes a signos e podem ser alteradas a qualquer momento.
  • Além dos baús com capacidades ilimitada, há manequins e "racks" para por armaduras e armas especificas.
  • O nível de dificuldade dos inimigos é determinada quando você entra pela primeira vez na Dungeon ou Masmorra, mas existe um nível minimo e máximo para cada inimigo.
  • Existe apenas uma classe de doenças, logo, uma poção de cura pode curar qualquer e todas as doenças de uma única vez, com exceção de vampirismo e licantropia, que requerem uma quest exclusiva para curar cada uma.
  • As recompensas e tesouros são nivelados pelo seu nível. Ou seja, quanto maior seu nível, maior o tesouro encontrado nos baús.
  • Os NPCs tem agenda de horários próprios, com hora e dias para ir à capela, trabalhar, dormir e até viajar entre cidades.
  • Não é preciso dormir para progredir de nível.
  • Conseguir favores de um NPC não depende apenas de sua habilidade em oratoria ("Speech"), mas de quest feitas para o NPC e sua reputação com os guardas de determinada cidade.
  • Sua reputação com os guardas é independente em cada cidade.
  • Armas, magias e o grito não pode ser usado debaixo da água.
Após determinadas atualizações (ou updates):
Primeiros DLC, em 7 de fevereiro de 2012
  • Creation Kit, para editar e acrescentar conteúdo ao jogo.
  • High-Resolution Texture Pack, é um pacote oficial aumentando a resolução das texturas do jogo, requer um configuração de maquina melhor para rodar perfeitamente.
  • E por fim, o Fall of the Space Core, Vol 1, trata-se do Space Core do jogo Portal 2, que o acompanha como um companheiro, esse DLC acrescenta ainda um capacete, duas telas de carregamento e uma animação no Menu de Habilidade.
Update 1.5, em 15 de março de 2012
  • Novas animações de execuções foram adicionadas para as finalizações com armas, arcos e magias.
  • Adicionado sombra para a grama.
  • Novo efeito de transição quando entrar ou sair da água.
Kinect, em 12 de abril de 2012
  • O jogo passa a ser compatível com o Kinect, reconhecendo mais de 200 comandos de voz em inglês. Mas apenas no Xbox 360.
Update 1.6, em 24 de maio de 2012
  • É possível realizar combates com armas, arcos, bestas (este apenas com o DLC Dawnguard) e magias enquanto estiver montado em seu cavalo.
Novos DLCs Numa série de lançamentos de DLCs, os três primeiros DLCs comerciais do jogo introduzem novas funcionalidades ao jogo, algumas pela primeira vez na série The Elder Scrolls de forma oficial, mas de alguma forma já disponível, por meio de MODs feitos pela comunidade de fãs da série.
  • Dawnguard, introduz duas novas facções, expandido a rivalidade entre vampiros e lobisomens, duas perk tree novas, com perks exclusivas para Licantropia e Vampirismo. E adiciona a arma Besta e outras habilidades exclusivas a transformação Lorde Vampiro.
  • Hearthfire, permite a construção de casas, com total customização, contratação de mordomos, bardos, levar sua esposa ou marido para a nova casa e até adotar crianças.
  • Dragonborn, introduzirá a montaria em dragões e outras criaturas, acesso à ilha de Solstheim na região de Morrowind, um novo tipo de arma: a Lança, novos Shouts e umShout para virar um dragão.
Update 1.9, 4 de março de 2013
  • Lendary: Adiciona uma nova dificuldade ao jogo, que pode ser selecionada a qualquer momento do 'gameplay', inclusive durante uma luta, a Lendária, ou 'Legendary'.
  • Habilidades Lendárias: Agora, ao alcançar o nível máximo (100) de alguma habilidade ('perk tree'), você poderá 'reseta-la' e torna-la uma habilidade lendária. Isso a leva de volta ao nível 15 e retira todas as 'perks'. Com isso, é possível evoluir seu personagem bem além do nível 81.

Um comentário: